quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Quer emagrecer? Vá dormir!!!!!



Qual a relação entre o sono e a obesidade?
Sugestão de Celia Ferreira




A relação entre sono e ingestão alimentar tem sido amplamente estudada a partir de pesquisas com animais que apresentaram hiperfagia (alimentação em excesso) após a privação de sono. Crispim et al (2007) realizaram uma revisão de literatura com objetivo de investigar a influência que a alteração do padrão habitual de sono exerce no aparecimento da obesidade. Os autores encontraram estudos cujos resultados demonstraram que tempo de sono igual ou inferior a 6 horas por dia aumentava o risco de obesidade. Mesmo controlando-se as variáveis de gênero, idade e outros fatores, indivíduos que dormiam 6 horas tinham IMC (Índice de massa corporal) maior do que aqueles que dormiam 9 horas.
Os distúrbios provocados pelas alterações nos horários de sono/vigília influenciariam o apetite, a saciedade e, conseqüentemente, a ingestão alimentar, o que parece favorecer o aumento da obesidade. Os autores acreditam que isso se deva a uma dessincronização ou desajustes no relógio biológico, o que prejudica a duração e qualidade do sono e, conseqüentemente, modifica o controle da ingestão alimentar.
Além disso, a perda de sono pode também resultar em cansaço, que tende a diminuir o nível de atividade física.
Outro fator associado seria que a redução do tempo total de sono está relacionada à diminuição do hormônio anorexígeno leptina e ao aumento do hormônio orexígeno grelina resultando, assim, no aumento da fome e da ingestão alimentar.
Quantas horas você tem dormido??????


Fonte: Crispim et al. Relação entre Sono e Obesidade. http://www.scielo.br/pdf/abem/v51n7/a04v51n7.pdf
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiayDfXcFZeG22MBfp-NigNR486fumruI0YANyQFBTYihTOrTK-LcGwfKgIuwOfR1gU8NS1NnVddJueXKB9-FMBWc4t53iAWTvxSi1Q_ALTNf6Pv-qyvOHm9sw2RIlyOZY2-DGmRF8EbG4K/s1600/sono.jpg