Sugestão do professor Alden
Comer de forma saudável e viver bem é o melhor para se ter um organismo saudável. Mas a maioria das pessoas pensa nos impactos visíveis de uma boa alimentação – emagrecer, por exemplo – e perdem a oportunidade de controlar os impulsos para uma dieta diária ruim.
Quando as pessoas comem bem, nutrem seu corpo com as substâncias essenciais para seu funcionamento de forma equilibrada e fazem exercícios – mesmo os de baixo impacto – os benefícios para o corpo poderão ser vistos em longo prazo. E melhor ainda, outros afazeres diários, como o trabalho e responsabilidades diversas, também se tornam mais fáceis de enfrentar.
Um estudo feito pela Organização Internacional sobre o Trabalho (ILO) mostrou que a alimentação ruim afeta negativamente a motivação, a segurança e a produtividade dos trabalhadores, por exemplo. Uma dieta inadequada pode reduzir a produtividade pessoal em até 20%. Esse estudo, em especial, tenta convencer as pessoas de que alimentar-se corretamente pode contribuir para a carreira profissional.
“Se a pessoa não fornece ao próprio corpo as ferramentas necessárias para um bom funcionamento, incluindo uma nutrição balanceada e um equilíbrio entre horas de descanso e atividade física, ela também está afetando o próprio funcionamento mental, pois o cérebro vai concorrer com outros órgãos no corpo para fazer o melhor possível com o pouco que se tem”, explica Dian Griesel, pesquisador da área de automotivação (o que engloba, de acordo com ele, as áreas profissionais e pessoais da vida de um indivíduo).
“Parte do fato de se estar de bem com a vida é trabalhar de maneira satisfatória e fazer o seu melhor”, diz Dian. “E uma parte crítica dessa equação se baseia em uma boa alimentação”, completa. Comer bem, entretanto, não é a única variável que se deve trabalhar. Estar bem mentalmente e fazer o que se gosta, em um ambiente profissional agradável, também completam essa dinâmica.
“E tudo isso depende de pequenas escolhas acertadas. No caso da alimentação, escolher uma fruta em vez de um saco de salgadinhos é uma pequena atitude que, somada a outras, traz mais energia para o dia a dia e ajuda as pessoas a tomar melhores decisões no que diz respeito a outras escolhas, por exemplo”, aponta Tom Griesel, outro pesquisador da área..
Escolher alimentar-se de forma saudável, lembram os pesquisadores, é o primeiro passo para um caminho de bem-estar generalizado na vida. “Cuidar da saúde física e mental é uma experiência importante para crescer em diversas áreas da nossa vida”, finaliza Tom Griesel.