terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Aprenda a montar um prato saudável


A sempre participativa aluna, agora do 5º período, Alexandra Maurício sugere mais um material encontrado por ela, sobre alimentação. Leiam:

Com a correria do dia-a-dia, as pessoas estão deixando cada vez mais de se alimentar corretamente. As refeições são feitas nas ruas, com alimentos prontos, que possam ser ingeridos rapidamente, dificultando ainda mais a possibilidade de ter uma alimentação equilibrada, prejudicando até a digestão.
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Os locais em que são feitas as refeições muitas vezes são impróprios e sem higiene adequada, podendo causar doenças como as toxiinfecções alimentares. Com isso, a opção de ter um prato balanceado e saudável é quase nula. Porém, com a mudança de alguns hábitos alimentares inadequados e separando um tempinho para as refeições é possível comer bem.
Veja abaixo como deve ser um prato balanceado para as refeições principais e as opções de alimentos para os lanches intermediários. As refeições principais (como almoço e jantar) devem ser realizadas diariamente, nunca “puladas”. Elas são muito importantes por fornecerem certos nutrientes ao organismo, nutrientes esses provenientes de alimentos típicos dessas refeições, como hortaliças, leguminosas e carnes.Uma refeição principal, como almoço, deve conter:
1 hortaliça crua: verduras de folhas (como alface, rúcula, agrião), tomate etc;
1 hortaliça cozida: cenoura, chuchu, beterraba, espinafre, acelga etc;
1 cereal: arroz, massa, batata etc;
1 leguminosa: feijão, ervilha, grão de bico, soja etc;
1 carne: ave, peixe, carne, etc;
1 fruta: maçã, banana, pêra etc.
Em alguns tipos de restaurantes, como aqueles por quilo, é possível fazer uma refeição balanceada, escolhendo os alimentos certos e não exagerando nas quantidades. Lembre-se também que o prato deve ser colorido. Isto indica variedade de alimentos e conseqüentemente de nutrientes.
Quando não for possível comer em tais lugares é preferível optar por sanduíches saudáveis que incluam carne, que pode ser branca como a de frango, salada com mais de uma verdura e pouco molho. Um suco de fruta pode acompanhar e contribuir com mais vitaminas e minerais.
Para os lanches intermediários que são feitos nos locais de trabalho pode se optar pelos alimentos mais práticos como:
Bolachas, torradas e frutas que não necessitem cortar, como maçã, banana, pêra, pêssego, por exemplo.
Sucos prontos, iogurtes, extrato de soja (ou leite de soja), leites fermentados, entre outros para as bebidas.
Não tenha desculpas para hábitos alimentares inadequados. Pense na sua saúde e comece já a comer corretamente. Tanto em casa como fora dela. A sua saúde agradece.

Fonte:http://vilamulher.terra.com.br/aprenda-a-montar-um-prato-saudavel-11-1-70-48.html

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